É o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Podem se inscrever os candidatos que não possuam diploma de curso superior, que tenham participado do último Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, e nota superior a zero na redação.
As bolsas podem ser:
para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
para estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
Ao inscrever-se, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.
Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
sem pagamento de taxas e exclusivamente pela internet.
As notas de corte de cada curso são disponibilizadas pelo sistema em caráter informativo.
O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição.
Prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada estará disponível na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa.
Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni e nas instituições de ensino participantes do programa. Consulte a data de divulgação dos resultados em Cronograma.
Ao final das 2 chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera.
A lista de espera do Prouni será única para cada curso e turno de cada local de oferta.
Atenção: Os candidatos participantes da Lista de Espera deverão comparecer às instituições e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. As datas serão publicadas no cronograma.
Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para o curso correspondente à sua primeira opção:
Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para o curso correspondente à sua segunda opção: